Governo Lula torra R$7 milhões no Facebook em 1 mês
- Redação Mundo Polarizado
- 28 de abr.
- 1 min de leitura

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nos últimos 30 dias, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou os gastos com publicidade digital, alcançando quase R$ 7 milhões em anúncios no Meta Platforms, responsável por plataformas como Facebook e Instagram. Entre 22 de março e 20 de abril, foram investidos R$ 6,86 milhões em 97 campanhas ainda ativas, colocando o Governo do Brasil como o maior anunciante político nas redes no país. Em segundo lugar aparece o próprio Partido dos Trabalhadores, com cerca de R$ 936 mil em anúncios no mesmo período, conforme levantamento divulgado pela Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.
Um dos exemplos destacados é uma campanha sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que, em apenas cinco dias, consumiu US$ 125 mil (cerca de R$ 628 mil), valor custeado com recursos públicos. Já o PT concentrou seus anúncios, oito no total, em pautas como o debate sobre o fim da escala 6×1, com gastos próximos de R$ 936 mil desde o fim de março.
Os dados foram obtidos por meio da biblioteca de anúncios da própria Meta, ferramenta que reúne informações públicas sobre investimentos em conteúdos de natureza política, social e eleitoral. O levantamento expõe o volume significativo de recursos direcionados à comunicação digital por parte do governo federal e do partido, em um contexto de forte presença institucional nas redes sociais.



